A urgência do letramento racial e do antirracismo na educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53507Palavras-chave:
racismo escolar, epistemicídio, letramento racial, antirracismoResumo
O artigo em questão busca demonstrar como o sistema educacional brasileiro tem trabalhado em contradição com suas funções sociais ao reproduzir o racismo dentro de suas instituições e as consequências desse problema para a sociedade brasileira. Para isso, observa-se a distância abissal entre a legislação e o cotidiano enfrentado pelos brasileiros, afirma-se a necessidade do letramento racial nas práticas pedagógicas e acadêmicas a partir da observação de como o racismo se manifesta nas relações intergeracionais no contexto escolar, assim como nas práticas pedagógicas universitárias racistas como, por exemplo. o epistemicídio. O trabalho evidencia a urgência e sugere, ainda, caminhos para as instituições educacionais passarem a adotar o antirracismo como princípio pedagógico e político central na estruturação de suas bases teóricas, práticas e de gestão.
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