Ambulantes, mães-pretas e engraxates: A cidade dissidente de Geraldo Filme

Giordano Barbin Bertelli

Resumo


O artigo propõe uma análise do samba do compositor Geraldo Filme. Discuto a perspectiva construída pelos sambas a respeito das estratégias de sobrevivência e enfrentamento ao estigma, agenciados pelos setores sociais marginalizados pela expansão da cidade de São Paulo, Brasil. Argumento que a perspectiva de Geraldo tece uma contranarrativa da história da cidade e de seus grupos marginalizados. Termino por apontar o caráter dissensual da prática social e política inscrita na sociabilidade evocada e na poética praticada pelas canções do sambista.

 

Peddlers, Black-Mothers and Shoe Shiners: The Dissident City of Geraldo Film proposes an analysis of the composer Geraldo Filme’s samba. I discuss the perspective constructed by the sambas regarding survival and clash stigma, intermediated by the marginalized social sectors in the expansion of the city of São Paulo, Brazil. We claim that Geraldo’s perspective weaves a counternarrative of the city and its marginalized group’s history. We conclude by pointing out the dissenting character of the politic and social practices in the evoked sociability and in the poetry from the songs of this composer.

Keywords: Geraldo Filme, samba, counternarrative, aesthetics, politics


Palavras-chave


Geraldo Filme, samba, contranarrativa, estética, política

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