Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas/Guidelines


DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social recebe em fluxo contínuo contribuições científicas inéditas, preferencialmente com base em pesquisa empírica, na forma de artigos, resenhas, traduções e entrevistas. O periódico acadêmico quadrimestral de ciências sociais (prioritariamente sociologia e antropologia) é centrado nos assuntos da grande temática dos conflitos e do controle social em ciências sociais, tais como:

- Comportamentos Desviantes
- Violências
- Criminalidade
- Moralidade
- Movimentos Sociais e Ação Coletiva
- Conflitos Urbanos
- Justiça Criminal
- Segurança Pública
- Instituições Públicas e Privadas de Controle Social

As colaborações devem ser trabalhos próprios a uma publicação acadêmica, de conteúdo não normativo e contemplar a linguagem e a abordagem típicas a esse meio.  

Todas as submissões serão inicialmente avaliadas pela Comissão Editorial para decidir sua pertinência quanto a linha editorial da DILEMAS. Uma vez aceitas, serão submetidas a avaliadores independentes, preservadas as identidades tanto de autores quanto de responsáveis por pareceres. Cada artigo será sempre submetido a pelo menos duas avaliações. Em caso de controvérsia o artigo será encaminhado a um terceiro avaliador. Persistindo a controvérsia o artigo será avaliado pela Comissão Editorial podendo ser decidido pelo editor. Todos os autores receberão cópias dos pareceres de seus artigos, com os comentários dos pareceristas e, eventualmente, da Comissão Editorial e/ou dos editores da DILEMAS. A publicação é dependente da aprovação pelos avaliadores. O tempo estimado para os processos de avaliação e publicação é, em média, de 6 meses a um ano.

DILEMAS publica textos em português, salvo no caso de artigos originais redigidos em espanhol, inglês ou francês, situação em que os textos serão publicados na língua original, com resumos nesta língua, além de em português e inglês. Para submissões às seções Artigos e Resenhas, a partir de 10 de agosto de 2020 DILEMAS passa a exigir de todos os autores a titulação de mestre.

 

Definições

Artigo: contribuição no formato de um texto inédito que relata uma pesquisa nova ou introduz uma discussão teórica original. Pode ser assinado por mais de um autor.

Preprint: manuscrito pronto para submissão a um periódico que é depositado em um servidor web de acesso aberto, previamente ou em paralelo à submissão a um periódico, para avaliação com vistas à sua publicação formal como artigo revisado por pares. Estes servidores são identificados como servidores de preprints e devem cumprir com uma série de condições para serem reconhecidos como servidores confiáveis e, assim autenticados por DILEMAS.

Tradução: contribuição na forma de um artigo de outro autor ou do próprio contribuinte, produzido originalmente em língua não portuguesa e traduzido para o português, sempre nas áreas temáticas de interesse de DILEMAS. Podem ser traduzidos artigos e capítulos de livros, desde que devidamente autorizados por seus autores e/ou detentores de direitos. As traduções podem ser assinadas por mais de um autor.

Entrevista: contribuição na forma da transcrição de uma conversa, apresentada no formato perguntas e respostas (pingue-pongue), com um personagem de interesse para a temática de DILEMAS. As entrevistas podem ser assinadas por mais de um autor.

Resenha: contribuição no formato de um texto analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) publicada nos últimos dois (2) anos na área temática concernente à revista. Deve ser assinada por apenas um autor.

Dossiês: DILEMAS publica, de forma eventual, dossiês temáticos, quer por iniciativa do(s) editor(es) - ocasião em que realiza chamadas públicas - quer por recebimento de propostas. Nesse caso, o recebimento é em fluxo contínuo, por e-mail enviado à revista, e a proposta de dossiê é avaliada pelo(s) editor(es) e pela Comissão Editorial. Um dossiê é um conjunto de artigos (no máximo 05 artigos) sobre um mesmo tema apresentados juntos para avaliação e publicação na mesma edição. Uma vez aprovado o dossiê proposto, a responsabilidade de chamada de artigos recai sobre o(s) organizador(es), mas todos os textos - salvo os de apresentação do dossiê, analisados pel(os) edito(res) – serão submetidos aos critérios e as normas de publicação, assim como a todos os procedimentos de avaliação aplicados a quaisquer artigos enviados à revista.

Números Especiais: DILEMAS publica, de forma eventual, números especiais temáticos, de numeração independente da numeração regular da revista. Isso é feito por iniciativa do(s) editor(es) quando considerarem conveniente - ocasião em que realiza chamadas públicas - quer por recebimento de propostas, pelo tipo de conteúdo associado a um evento ou outra situação não rotineira que interfira na agenda da publicação. O recebimento é em fluxo contínuo, por e-mail enviado à revista, e a proposta  é avaliada pelo(s) editor(es) e pela Comissão Editorial. Os números especiais da Dilemas resultam de propostas de dossiês sobre o mesmo tema que superem 05 artigos para serem publicados em uma mesma edição.

Uma vez aprovado o número especial proposto, a responsabilidade de chamada de artigos recai sobre o(s) organizador(es). Esse número especial contará ainda com a colaboração de um editor especial relacionado à temática e seus textos serão submetidos aos critérios e as normas de publicação, assim como a todos os procedimentos de avaliação aplicados a quaisquer artigos enviados à revista - exceto em casos de autores convidados para artigos especiais. Estes serão avaliados conjuntamente pelo(s) editor(es), pela Comissão Editorial e pelo editor especial.

 

Normas para apresentação de colaborações

As colaborações devem respeitar o limite de 2MB, formato .doc, .docx ou similar aberto, padronizadas conforme as normas ABNT NBR 6023/2018, e obedecer aos seguintes critérios formais:

Padrões gerais:

Folha de rosto: todas as colaborações devem vir acompanhadas de uma folha de rosto, trazendo um resumo de 650 toques (contados os espaços), em português e em inglês (abstract), com título traduzido para o inglês; cinco palavras-chave (igualmente nas duas línguas); e um breve resumo do curriculum do autor, no formato:

AUTOR (e-mail) é [cargos, do mais importante para o mais secundário e com instituições por extenso (sigla entre parênteses, acompanhada da cidade, salvo quando ela estiver explícita no nome da mesma, e do país, mesmo sendo o Brasil)]. É [formação, do nível mais elevado ao mais baixo, incluindo graduação].

Autoria e coautoria: as pessoas designadas como autores devem ter participado ativamente na elaboração do artigo, de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação de autor deve pressupor: a) concepção e delineamento ou ainda análise e interpretação dos dados, ou ambos; b) redação do manuscrito ou sua revisão crítica; e c) revisão e aprovação final da versão a ser publicada. Em caso de submissões com múltipla autoria, as contribuições individuais de cada um dos autores devem ser expressamente indicadas no final do texto, apenas pelas iniciais, seguindo o seguinte exemplo: GFM trabalhou na concepção e na redação final do artigo e CMG trabalhou na análise ou interpretação dos dados e na redação final do artigo. O limite de autores no início do artigo deve ser no máximo de oito; os demais autores serão incluídos no final do artigo.

Citações: devem ser apresentadas, como tradicionalmente, entre aspas, até o limite de três linhas no texto. Se excederem esse tamanho, devem vir em um bloco separado, com uma linha de espaço antes e depois em relação ao texto, em corpo 10 (dez) pts, com recuo de 1 (um) cm à esquerda e entrelinha simples.

Imagens: devem figurar no corpo do artigo, mas devem ser igualmente enviadas em arquivos separados como documento suplementar, preferentemente no formato JPEG (com 300 dpi de resolução). Se forem usados gráficos e/ou tabelas, os mesmos, além de incorporar o corpo do artigo, devem vir acompanhados dos arquivos de imagem que a eles correspondam e, se possível, das planilhas que lhes deram origem. 

Referências bibliográficas: é desejável e recomendável em publicações científicas que as referências bibliográficas estejam atualizadas de acordo com os avanços produzidos em cada área temática e objeto de pesquisa. Concitamos nossos autores a manterem atualizada a revisão bibliográfica de seu campo de estudos e lembramos que este é um critério importante quanto à atualidade da contribuição publicada, inclusive no que diz respeito à apreciação de avaliadores e especialistas que tratam do mesmo campo de estudos e pesquisas. Indexadores de publicações científicas e catálogos semelhantes costumam recomendar a priorização de referências bibliográficas e citações com menos de cinco anos de publicação nas avaliações de periódicos. No texto, as referências devem ser apresentadas sempre entre parênteses, no formato: (AUTOR, ano, p. número da página), como exemplo: (WEBER, 2004, p. 117). Se as páginas citadas formarem uma sequência, usa-se "pp.", seguido de página inicial-página final, conforme o exemplo: (BECKER, 2008, pp. 256-258). Na listagem de referências, elas devem seguir os seguintes padrões:

Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: Subtítulo. Cidade: Editora, ANO.
Ex.: CARDOSO DE OLIVEIRA, Luis Roberto. Direito legal e insulto moral: Dilemas da cidadania no Brasil, Quebec e EUA. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Núcleo de Antropologia Política, 2002.

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome. "Título do capítulo: Subtítulo". In: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome (orgs). Título do livro em negrito: Subtítulo. Cidade: Editora, ANO, pp. página inicial-página final.
Ex.: APPADURAI, Arjun. "The Cultural Biography of Things: Commoditization as Process". InThe Social Life of Things: Commodities in Cultural Perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1986, pp. 64-91.

Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Nome. "Título do artigo: Subtítulo". Título do periódico em negrito, vol. N, n. N, pp. página inicial-página final, ANO.

Ex.: MISSE, Michel. "Violência e teoria social". Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc., Rio de Janeiro, vol. 9, n. 1, pp. 45-63, 2016.


Dissertações:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação em negrito: Subtítulo. Dissertação (Mestrado em X) – Universidade, Cidade, ANO.

Ex.: MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio. Mercados metropolitanos de trabalho manual e marginalidade. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1971.

Teses:

SOBRENOME, Nome. Título da tese em negrito: Subtítulo. Tese (Doutorado em X) – Universidade, Cidade, ANO.

Ex.: TEIXEIRA, Cesar Pinheiro. A teia do bandido: Um estudo sociológico sobre bandidos, policiais, evangélicos e agentes sociais. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

Artigos ou matérias em jornais e revistas:

SOBRENOME, Nome. "Título da matéria". Título do jornal ou da revista em negrito, Cidade, ano. N, n. N, dia mês ano, Seção, pp. página inicial-página final.

Ex.: OTTA, Lu Aiko. "Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos". O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

Artigos ou matérias em jornais e revistas em meio eletrônico:

SOBRENOME, Nome. "Título da matéria". Título do jornal ou da revista em negrito, Seção, dia mês ano. Disponível em: endereço. Acesso: dia mês. ano.

Ex.: EXTRA. "Isso não é normal". Extra, Guerra do Rio, 16 ago. 2017. Disponível em: https://extra.globo.com/casos-de-policia/guerra-do-rio/isso-nao-normal-21711104.html. Acesso: 06 mai. 2019.

 


Padrões específicos:

Artigos: de 6.000 a 12.000 palavras, incluindo referências bibliográficas, digitadas em fonte Times New Roman, 12 (doze) pts e entrelinha 1,5 (um e meio). As notas devem ser limitadas a duas por página e conter apenas comentários estritamente necessários ao texto. Para submissões à seção Artigos. A partir de 10 de agosto de 2020 DILEMAS passa a exigir de todos os autores a titulação de mestre.

Resenhas: de 2.000 a 4.000 palavras, digitadas em fonte Times New Roman, 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). As notas devem ser limitadas a três por página e conter apenas comentários estritamente necessários ao texto. A abertura do texto deve trazer a referência bibliográfica referente à obra resenhada. A contribuição deve ser no formato de um texto analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) publicada nos últimos dois (2) anos na área temática concernente à revista. A partir de 10 de agosto de 2020 Dilemas passa a aceitar para avaliação resenhas assinadas por apenas um autor e exige a titulação de mestre.
 
Entrevistas: até 8.000 palavras, digitadas com fonte Times New Roman, 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). A entrevista deve ser apresentada no formato "pingue-pongue" (perguntas e respostas) e vir precedida de uma introdução explicativa de até uma lauda (incluída no limite total), dando conta do tema e do curriculum do entrevistado.



Dúvidas, sugestões, comentários e casos omissos devem ser enviados para: coordenacao.dilemas@gmail.com

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor", exceto casos de preprints como discriminados abaixo.

  2. Os textos foram enviados em formato digital, preferencialmente em MS-Word (ou em outros processadores de texto consagrados, como WordPerfect).

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível. É desejável e recomendável em publicações científicas que as referências bibliográficas estejam atualizadas de acordo com os avanços produzidos em cada área temática e objeto de pesquisa. Concitamos nossos autores a manterem atualizada a revisão bibliográfica de seu campo de estudos e lembramos que este é um critério importante quanto à atualidade da contribuição publicada, inclusive no que diz respeito à apreciação de avaliadores e especialistas que tratam do mesmo campo de estudos e pesquisas. Indexadores de publicações científicas e catálogos semelhantes costumam recomendar a priorização de referências bibliográficas e citações com menos de cinco anos de publicação nas avaliações de periódicos.

  4. Artigos: de 6.000 a 12.000 palavras, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) pts e entrelinha 1,5 (um e meio). As notas devem ser limitadas a duas por página e conter apenas comentários estritamente necessários ao texto. Para submissões à seção Artigos. A partir de 10 de agosto de 2020 DILEMAS passa a exigir de todos os autores a titulação de mestre.

    Resenhas: de 2.000 a 4.000 palavras, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). As notas devem ser limitadas a três por página e conter apenas comentários estritamente necessários ao texto. A abertura do texto deve trazer a referência bibliográfica referente à obra resenhada. A contribuição deve ser no formato de um texto analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) publicada nos últimos dois (2) anos na área temática concernente à revista. A partir de 10 de agosto de 2020 Dilemas passa a aceitar para avaliação resenhas assinadas por apenas um autor e exige a titulação de mestre.

    Entrevistas: até 8.000 palavras, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). A entrevista deve ser apresentada no formato "pingue-pongue" (perguntas e respostas) e vir precedida de uma introdução explicativa de até uma lauda (incluída no limite total), dando conta do tema e do curriculum do entrevistado.">Entrevistas: até 8.000 palavras, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). A entrevista deve ser apresentada no formato "pingue-pongue" (perguntas e respostas) e vir precedida de uma introdução explicativa de até uma lauda (incluída no limite total), dando conta do tema e do curriculum do entrevistado.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. Nos casos de manuscritos publicados em servidores de preprints o nome do(s) autor/autores não precisa ser anonimizado.

  7. Ao submeter um texto, o(s) autor(r) concomitantemente declara ceitar todos os termos e condições da revista e cede seus direitos autorais a DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, tomando inclusive ciência de que ele circulará livre e gratuitamente, em versão digital. A revista não se responsabiliza por opiniões, informações e/ou conceitos apresentados nos textos que publica; estes são de total responsabilidade de seus autores. Os editores se reservam o direito de fazer alterações de forma nos artigos, a fim de garantir a correção gramatical, a clareza e o respeito aos padrões da publicação, respeitado o conteúdo do texto.

  8. Os artigos devem conter título, resumo e palavras-chave no idioma português e inglês. No caso, de artigos originais redigidos em espanhol, inglês ou francês estes serão publicados na língua original, com resumos nesta língua, além de em português e inglês.

  9. Por exigência da Capes, todos/as os/as autores/as devem, obrigatoriamente, informar seu ORCID ID (Open Researcher and Contributor ID) no ato de submissão. Por isso, solicitamos a todos/as que ainda não realizaram seu cadastro nessa plataforma, que o façam o mais breve possível e incluam o número (ID) e URL (link) em seu cadastro no portal do periódico. Link para fazer o registro no ORCID: https://orcid.org/

    É fundamental que, após realizar sua inscrição no ORCID, você acesse seu cadastro no portal da DILEMAS com seus dados de login e senha e insira as informações nos campos específicos. Neste link (https://www.contentmind.com.br/orcid/) você encontra um tutorial e um vídeo com orientações sobre como fazer seu registro no ORCID, caso tenha dúvidas.

  10. Em caso de submissão com múltipla autoria, as contribuições individuais de cada um dos autores devem ser expressamente indicadas no final do texto, apenas pelas iniciais, seguindo o seguinte exemplo: GFM trabalhou na concepção e na redação final do artigo e CMG trabalhou na análise ou interpretação dos dados e na redação final do artigo.

  11. Todos os manuscritos submetidos a DILEMAS deverão ser acompanhados do Formulário de Conformidade da Ciência Aberta devidamente preenchidos. O formulário pode ser baixado no portal de DILEMAS. Submissões em preprint ou que utilizaram bancos de dados devem seguir as regras previstas no Processo de Avaliação pelos Pares.

 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação. O(s) autor(es) toma(m) inclusive ciência de que sua produção circulará livre e gratuitamente, em versão digital. O(s) autor(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. A revista não se responsabiliza por opiniões, informações  e/ou conceitos apresentados nos textos que publica; estes são de total responsabilidade de seus autores. Os editores se reservam o direito de fazer alterações exclusivamente de forma nos artigos, a fim de garantir a clareza e o respeito aos padrões da publicação. Todo o conteúdo do DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, exceto onde estiver identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.