Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social

Publicação quadrimestral do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação e Sociologia e Antropologia (PPGSA) do IFCS/UFRJ.

A publicação foi criada em julho de 2008 por iniciativa dos profs. Michel Misse e Alexandre Werneck, do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ. O periódico foi trimestral de 2008 até 2015. A partir de 2016 adotou-se a periodicidade quadrimestral, sendo publicados três números ao ano. N.1 (JAN/FEV/MAR/ABR); N.2 (MAI/JUN/JUL/AGO); N.3 (SET/OUT/NOV/DEZ). Além dos números regulares, DILEMAS também publica, quando considera conveniente, edições especiais temáticas, numeradas separadamente, mas que respeitam os mesmos critérios das edições regulares.

DILEMAS visa publicar em fluxo contínuo contribuições científicas originais e inéditas, preferencialmente com base em pesquisa empírica, na forma de artigos, resenhas, traduções e entrevistas da área de ciências sociais (prioritariamente sociologia e antropologia). Tem como missão promover o desenvolvimento científico e o debate de ideias nos temas da área de estudos dos conflitos e do controle social em ciências sociais, como: comportamentos desviantes, violências, crime, moralidade, conflitos envolvendo movimentos sociais e ação coletiva, conflitos urbanos, justiça criminal, segurança pública, instituições públicas e privadas de controle social. O público alvo é constituído de leitores de nível universitário em geral, especialmente da área de ciências humanas e principalmente estudantes e especialistas nas áreas de criminologia, sociologias do crime, da violência, das instituições, de controle social; antropologias do direito, da violência e dos conflitos urbanos; e áreas afins.

DILEMAS não se responsabiliza por opiniões, informações e/ou conceitos apresentados nos textos que publica. Estes são de total responsabilidade de seus autores. 

DILEMAS está classificada como A2 no Qualis periódicos da Capes. 

 

ISSN Eletrônico: 2178-2792. ISSN Impresso: 1983-5922


INDEXADORES

Bases de dados:

        

  

 

Diretórios:

 

 

Catálogos:

 

Notícias

 

Inscrições abertas! I Seminário Internacional Questões de Moral, Moral em Questão: Sociologia e Antropologia do Bem em Tempos Desafiadores

 
O I Seminário Internacional Questões de Moral, Moral em Questão: Sociologia e Antropologia do Bem em Tempos Desafiadores propõe colidir e colocar em diálogo no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), perspectivas preocupadas em “desnaturalizar”, por meio das ferramentas sociológicas e antropológicas, a moral ou o universo das moralidades, enfatizando as perspectivas dos atores sobre suas formas de valoração e de construção de quadros de valores.
O evento conta com uma programação de três dias, dividida entre três conferências com convidados internacionais, quatro mesas temáticas de pesquisadores convidados do Brasil e do exterior e quatro grupos de trabalho de alunos de pós-graduação. 

Confira aqui a programação completa. 
 
Clique aqui para realizar sua inscrição, toda a programação será realizada de forma on-line e gratuita. 
 
Publicado: 2021-07-20 Mais...
 

RESULTADO DE LA CONVOCATORIA – Edición especial de Dilemas

 

GOBERNANZA CRIMINAL EN AMÉRICA LATINA EN PERSPECTIVA COMPARADA
Organización: Benjamin Lessing (Universidad de Chicago)

     

Después de una breve demora, el comité de evaluación formado por los profesores Dr. Benjamin Lessing (Universidad de Chicago), Dr. Michel Misse (Universidad Federal de Río de Janeiro), Dra. Joana Monteiro (Fundación Gétulio Vargas – RJ), y Dr. Gustavo Duncan (Universidad EAFIT, Medellín) llegó a un resultado con respecto a la selección de artículos propuestos para el número especial de Dilemas, titulado “Gobernanza Criminal en América Latina en perspectiva comparada”. El comité destaca el gran número de propuestas de muy buena calidad. Ante la imposibilidad de aceptarlas todas en este número, se recomienda que los autores no seleccionados envíen sus artículos para el flujo continuo de Dilemas.

 
Publicado: 2021-05-20 Mais...
 

RESULTADO DO EDITAL – Número especial de Dilemas

 

GOVERNANÇA CRIMINAL NA AMÉRICA LATINA EM PERSPECTIVA COMPARADA
Organização: Benjamin Lessing (Universidade de Chicago)

     

Após um pequeno atraso, o comitê de avaliação formado pelos professores doutores Benjamin Lessing (Universidade de Chicago), Michel Misse (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Joana Monteiro (Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro) e Gustavo Duncan (Universidad EAFIT, Medelín) chegou ao resultado da seleção de propostas de artigos para o número especial de Dilemas intitulado “Governança Criminal na América Latina em Perspectiva Comparada”. O comitê destacou o grande número de propostas de muito boa qualidade. Dada a impossibilidade de acolher nesse número todas as propostas recebidas, recomenda-se que os proponentes não selecionados submetam os seus artigos para o fluxo contínuo da Dilemas.

 
Publicado: 2021-05-20 Mais...
 
Outras notícias...

v. 14, n. 2 (2021): MAI/JUN/JUL/AGO

Publicado em: 03/05/2021

Sumário

Artigos

Michel Lobo Toledo Lima
PDF
337-360
Maria Gorete Marques Jesus, Mayara de Souza Gomes
PDF
361-378
Juan Pablo Sarmiento
379-400
Maria José de Rezende
PDF
401-424
Glauber de Souza Lemos
PDF
425-440
Clara Polycarpo
PDF
441-463
Ygor Diego Delgado Alves, Pedro Paulo Gomes Pereira
PDF
465-488
Fernanda Silva de Assis Ribeiro, Letícia Godinho
PDF
489-508
Liliane Moreira Ramos, Manuela Vieira Blanc
PDF
509-530
Helena Salgueiro Lermen, Martinho Braga Batista e Silva
PDF
531-555
Patrícia da Silva Santos, Nelissa Peralta
PDF
557-578

Resenha

Maria Inês Almeida Godinho
PDF
579-586
Palloma Menezes
PDF
587-597

Entrevista

Téssia Gomes Carneiro, Valéria da Silva Medeiros, Braz Batista Vas
PDF
599-610