O panóptico criminal: poder armado, vigilância e expansão transnacional do PCC e CV
DOI :
https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n3.69219Mots-clés :
Governança Criminal, panóptico criminal, Foucault, Comando Vermelho, Primeiro Comando CapitalRésumé
O artigo apresenta o conceito de Panóptico Criminal como ferramenta teórico-conceitual para compreender as formas de poder e vigilância exercidas por Grupos Armados Ilegais no Brasil e assumindo contornos transnacionais. Inspirado em Foucault e Mbembe e em diálogo com a literatura obre GAIs e narcotráfico no campo dos Estudos Críticos de Segurança, o estudo demonstra que o poder de grupos como o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho deriva da presença seletiva do Estado e combina coerção física, controle informacional, racionalidade econômica e desafia as categorias clássicas configurando uma nova gramática sociológica do poder armado contemporâneo.
Téléchargements
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital. 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.