50 anos de Vigiar e punir: recepção, crítica e novas perspectivas para a Sociologia da Violência
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n3.66331Palavras-chave:
Vigiar e Punir, controle penal, Poder disciplinar, Sociologia da ViolênciaResumo
Vigiar e punir (1975), de Michel Foucault, teve forte impacto no Brasil, influenciando a Sociologia da Violência com novas perspectivas sobre poder e disciplina. A obra recebeu críticas relevantes, como as de David Garland e Luciano Oliveira, que apontam limites históricos e metodológicos. Por outro lado, autores como Sérgio Adorno e Michel Misse usaram seus conceitos para analisar as características do controle penal no Brasil nas últimas décadas. Passados 50 anos, o livro segue relevante, como “caixa de ferramentas”, mas requer releituras e adaptações à complexidade do controle penal nas sociedades contemporâneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.