Entre grades e galerias: o cárcere em exposição
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n3.66280Palavras-chave:
prisão, fotografia, diagnóstico do presenteResumo
O artigo analisa fotografias de prisões do final do século XIX ao presente, considerando-as como patrimônio carcerário, registros institucionais que circulavam entre países e elementos de exposições. Fotografar prisioneiros para identificação foi prática de controle ligada ao poder disciplinar, associada à vigilância e normatização dos corpos. Imagens de edificações prisionais legitimaram a ordem e a eficácia institucional. Hoje, usadas com diferentes propósitos, ajudam a construir diagnósticos que contrapõem presente e passado. Dialoga-se com acervos de prisões preservados em museus, arquivos e exposições, com exemplos do Brasil conectados a Portugal e Itália.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.