Marcos César Alvarez, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
É livre-docente, professor titular do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil). É coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e pesquisador principal do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e do projeto “Building Democracy Daily: Human Rights, Violence and Institutional Trust”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP – Processo n. 2013/07923-7) e bolsista de produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Processo n. 302101/2022-5). É doutor e mestre em Sociologia pela USP e graduado em Ciências Sociais também pela USP.
Jade Gonçalves Roque, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil). É graduada e licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Foi pesquisadora visitante do Laboratoire d'études et de recherches sur les logiques contemporaines de la philosophie (LLCP, França) da Université Paris 8 – Vincennes – Saint-Denis (Paris 8, França) e é pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP. É bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP - Processo n. 24/09634-7).
Lucas Batista Pilau, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
É pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP — Processo n.º 2024/01860-8), que apoiou a realização deste trabalho. É doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, Brasil). É mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, Brasil). É graduado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL, Brasil).
Maiara Corrêa, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
É pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Surrey (Guildford, Inglaterra). É mestre em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil) e licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição.
Dossiê A contribuição de Vigiar e Punir: 50 anos depois
Licença
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.