Punição e dominação social: a questão dos ilegalismos em Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n3.66835

Palavras-chave:

Ilegalismos, Gestão Diferencial dos Ilegalismos, Punição, Dominação Social, Elites

Resumo

Este artigo busca discutir a importância e a atualidade das reflexões de Michel Foucault sobre ilegalismos e gestão diferencial dos ilegalismos, noções enunciadas de forma sistemática na obra Vigiar e punir, publicada em 1975. Argumentamos que tais conceitos podem ser mobilizados para o contexto brasileiro para uma melhor compreensão das relações entre punição e dominação social. Para tanto, retomamos as formulações do autor francês sobre aquelas noções em seus cursos e livros, bem como de que forma as análises, sobretudo na literatura internacional, se debruçaram sobre as conexões entre ilegalismos e dominação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Salla, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

É pesquisador associado do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil). É doutor e mestre em Sociologia pela USP e graduado em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP, Brasil).

Lucas Batista Pilau, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

É pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP — Processo n.º 2024/01860-8), que apoiou a realização deste trabalho. É doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, Brasil). É mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, Brasil). É graduado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL, Brasil).

Downloads

Publicado

2025-12-05

Edição

Seção

Dossiê A contribuição de Vigiar e Punir: 50 anos depois