Políticas sobre a maconha: análise comparativa dos modelos de gerenciamento do Brasil e do Uruguai e seus impactos sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n3.65767

Palavras-chave:

Legalização, Políticas, Maconha, Brasil, Uruguai

Resumo

Esste artigo possui como objetivo realizar um estudo comparativo dos modelos de gerenciamento da política sobre cannabis no Brasil e no Uruguai, sob um olhar interdisciplinar. Diferentemente do Brasil, que adota um modelo proibicionista, o Uruguai foi o primeiro país do mundo a transmudar o problema do campo penal para o campo comercial-tributário. Apesar de a experiência uruguaia ainda estar em processo de implantação e melhoramento, ela já se mostra mais eficaz do que a atual terapêutica estatal brasileira para o enfrentamento do tráfico e consumo de drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cardoso da Silva, Ministério Público Federal, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

É Assessora no Ministério Público Federal e pesquisadora integrante do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão “Fronteiras, Estado e Relações Sociais” (LAFRONT). Pós-doutora e Doutora pelo Programa Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-Graduada pela Escola da Magistratura do Paraná. Graduada em Direito pelas Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu (UNIFOZ).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-05

Edição

Seção

Artigos