40 anos do Vigiar e Punir: Um rumor em tempos incompatíveis
Autores
Antônio Rafael Barbosa
UFF
Palavras-chave:
Vigiar e Punir, ilegalismo, delinquência, crime, prisão
Resumo
Neste artigo busco inicialmente apresentar algumas características do livro Vigiar e punir que permitem tomar a obra como um clássico das ciências humanas, assim como assinalar sua importância na conformação do campo de estudos em violência e criminalidade no Brasil (compondo uma introdução marcada por sua brevidade e tom ensaístico). Na segunda parte do texto, desenvolvo uma reflexão mais acurada sobre o par conceitual ilegalismos/delinquência apresentados por Foucault nessa obra, e busco indicar possíveis usos de tais conceitos para as pesquisas relacionadas às prisões, às dinâmicas do crime e às políticas de controle governamentais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Antônio Rafael Barbosa, UFF
Professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFF. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil), mestre em antropologia pelo PPGA da UFF e graduado em ciências sociais pela UFF.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.