Eventos de protesto, repertórios organizacionais e dinâmicas de construção do transporte público e gratuito como uma causa pública

Autores

  • Wilson José Ferreira de Oliveira UFS
  • Adrielma Silveira Fortuna dos Santos UFS

Palavras-chave:

etnografia política, protestos, defesa de causas, transporte público

Resumo

O artigo examina os eventos, mobilizações e protestos públicos em defesa do transporte público e gratuito em Aracaju, Sergipe. A metodologia consistiu na análise das condições de emergência e transformação dos movimentos sociais em Sergipe, comparativamente com as dinâmicas em curso no contexto político nacional, na realização de entrevistas biográficas com lideranças que exerceram papel de mediadoras e no exame da sequência e do desencadeamento dos eventos de mobilização e protesto. A pesquisa demonstrou que os modelos de organização utilizados na defesa dessa causa têm forte relação com os vínculos estabelecidos entre Estado, movimentos sociais e suas lideranças, confirmando o peso das ligações entre as transformações do contexto político, os repertórios organizacionais dos movimentos sociais, as gramáticas de construção de causas públicas e as lógicas do engajamento individual.

Biografia do Autor

Wilson José Ferreira de Oliveira, UFS

Professor do Departamento de Ciências Sociais (DCS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPG) da Universidade Federal de Sergipe (UFS, Brasil). Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, Brasil), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFRGS e bacharelado e licenciatura em ciências sociais pela mesma universidade.

Adrielma Silveira Fortuna dos Santos, UFS

Doutoranda e mestra pelo PPGS da UFS. Possui graduação em ciências sociais pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos