Evitação e afastamento como dispositivos morais da gramática da desconfiança: Uma leitura pragmatista do deslocamento urbano pela 'violenta' cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Vittorio Talone Doutorando do Iesp/Uerj

Palavras-chave:

desconfiança, violência urbana, dispositivos, pragmatismo, ônibus

Resumo

Retomando as principais bases do conceito de confiança, e por meio de um trabalho de campo em linhas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, proponho neste artigo a compreensão da desconfiança como uma gramática que disponibiliza dispositivos morais, como a evitação e o afastamento. Auxiliado por uma abordagem pragmatista, analiso como passageiros pagantes lançam mão de tais dispositivos ao se depararem com pessoas, lugares e procedimentos de ação por eles entendidos como possivelmente danosos à própria integridade física e patrimonial. São instrumentos mobilizados para fazer as atividades rotineiras terem continuidade.

Biografia do Autor

Vittorio Talone, Doutorando do Iesp/Uerj

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisador adjunto do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ e graduado em ciências sociais pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2018-05-09

Edição

Seção

Artigos