Medo do crime e vitimização no Distrito Federal: Analisando as vulnerabilidades de gênero, idade, raça e renda
Autores
Arthur Trindade M. Costa
Universidade de Brasília.
Marcelo Ottoni Durante
Universidade Federal de Viçosa.
Palavras-chave:
medo do crime, vitimização, percepção de risco do crime, vulnerabilidades, Distrito Federal
Resumo
Neste artigo, analisamos o medo do crime e a vitimização criminal entre os moradores do Distrito Federal. Para isso utilizaremos os dados da Pesquisa Distrital de Vitimização, realizada entre 2015 e 2016 pela Secretaria de Segurança Pública. Verificamos que o medo apenas tem correlação com a vitimização por roubo. Quanto ao perfil das pessoas, a renda mostrou ser o principal fator determinante do medo e da percepção de risco e, por outro lado, a idade é o principal determinante da vitimização criminal. Gênero e raça também têm impacto significativo na determinação do medo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Arthur Trindade M. Costa, Universidade de Brasília.
Arthur Trindade M. Costa é pesquisador do nível 2 do CNPq e professor de sociologia da Universidade de Brasília.
Marcelo Ottoni Durante, Universidade Federal de Viçosa.
Marcelo Ottoni Durante é professor de sociologia da Universidade Federal de Viçosa e Subsecretário de Gestão da Informação da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.