O assédio moral no trabalho no Rio Grande do Sul no início do século XXI: Uma perspectiva sociológica

Autores

  • Mateus Bender PPGSP/UFSC
  • Pedro Robertt UFPel

Palavras-chave:

assédio moral, violência simbólica, trabalho, moral, decisões judiciais

Resumo

Para analisar a relação entre indicadores socioeconômicos e demandas judiciais de assédio moral no trabalho no início do século XXI, buscou-se investigar empiricamente 9.858 decisões do Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul sobre assédio moral, entre 2001 e 2014, em 55 municípios gaúchos. Diante da taxa de decisões judiciais por município, foi realizada a correlação com 90 indicadores sociais e econômicos. Os resultados apontaram correlação das demandas com o desenvolvimento social e econômico; em contrapartida, a precariedade das condições de vida dos habitantes originou pouca demanda judicial.

Biografia do Autor

Mateus Bender, PPGSP/UFSC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil). Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel, Brasil) e graduação em direito pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, Brasil).

Pedro Robertt, UFPel

Professor do PPGS e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) da UFPel. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS, Porto Alegre, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil) e graduado em sociologia pela Universidad de la República Uruguay (Udelar, Uruguai).

Downloads

Publicado

2018-08-14

Edição

Seção

Artigos