Dez anos de DILEMAS

Autores

  • Michel Misse UFRJ

Resumo

DILEMAS comemora, com este número, uma década de publicações. Com a reconhecida regularidade com que chega aos leitores e o crescente índice de impacto de seus artigos, alcançamos excelente avaliação no Scopus -- e na Capes, que nos posicionou como A2, próximo do nível máximo de qualidade dos periódicos científicos brasileiros.

Foram dez anos de muito trabalho, mas também de muita satisfação com a abrangência e relevância acadêmica que alcançamos. Centenas e centenas de pareceristas, outras centenas de autores, do Brasil e do estrangeiro, e artigos que alcançaram altos índices de citação nos levaram a ser reconhecidos por indexadores internacionais de periódicos, não apenas ao aceitarem nossas demandas de inclusão, mas também com convites para nos incluirmos em suas coleções. Recebemos atualmente uma média mensal de dez propostas de artigos inéditos, muito mais do que poderíamos publicar caso todos fossem aprovados por nossos avaliadores, o que é um claro indicador do reconhecimento que alcançamos na comunidade acadêmica não apenas brasileira, mas também internacional.

Alexandre Werneck e eu fomos os fundadores e editores de DILEMAS nesses dez anos. Com o afastamento recente de Werneck, tenho procurado manter o nível de qualidade que ele imprimiu à revista desde seu primeiro número. A ele, todos da equipe da revista agradecemos pelo entusiasmo e pela dedicação que caracterizaram seu empenho em todos esses anos. A Carolina Christoph Grillo e a Cesar Pinheiro Teixeira, atuais editores adjuntos, o nosso reconhecimento.

Ao PPGSA, através de suas ex-coordenadoras Elina Pessanha e Aparecida Moraes e de seu coordenador Fernando Rabossi; à Capes, ao CNPq e à nossa Faperj, agradecemos o apoio prestado em vários editais e esperamos que continuemos a merecê-los. Durante boa parte desses dez anos recebemos apoio do INCT “Violência, Democracia e Segurança Cidadã”, coordenado pelo prof. Sérgio Adorno, da USP, ao qual o NECVU esteve associado. Ao prof. Adorno, que também participa de nossa comissão editorial, os nossos agradecimentos. Ao Ineac e ao prof. Roberto Kant de Lima, membro de nossa comissão editorial, o nosso agradecimento pelo apoio em diferentes momentos.

Agradecemos também aos bolsistas que colaboraram todos esses anos, seja na recepção dos artigos seja no acompanhamento dos pareceres que solicitávamos e recebíamos diuturnamente: Milena do Carmo, Maíra Mansur, Rodrigo Guedes e Carolina Luz. Aos revisores, copidesques e designers os nossos agradecimentos. É um trabalho contínuo para que a revista não falte nem em regularidade nem em qualidade não apenas científica, mas também editorial (inclusive do ponto de vista do zelo com a língua), quando chega a seus leitores.

A secretária do Necvu e de DILEMAS, Heloisa Duarte, que continua conosco todos esses anos, tem sido fundamental para a regularidade e o bom desempenho que alcançamos. A ela os nossos melhores agradecimentos.

Nossas capas reproduzem uma inspirada fotografia da labiríntica escadaria do IFCS. A imagem é de autoria de David Maciel de Mello Neto, pesquisador do Necvu. O projeto gráfico de Amanda Simões, mesmo tendo sofrido pequenas adaptações ao longo dos anos, ainda traz o DNA da bela ideia apresentada no nascimento da publicação. Atualmente, é de Samantha Sales Dias a diagramação das edições online de DILEMAS.

Temos um excelente Conselho Editorial e uma Comissão Editorial de alto nível, que, nesses anos todos, acompanham os progressos alcançados e nos ajudam a persistir em nossos objetivos. Uma década depois, é hora de uma renovação, que se dará em breve. A todos os membros do Conselho e da Comissão igualmente os nossos agradecimentos. Sem o seu apoio, DILEMAS não teria alcançado os resultados hoje comemorados.

Finalmente, aos nossos colaboradores, que acreditaram e acreditam cada vez mais na importância de um periódico científico reservado a uma área temática das ciências sociais e que publicaram e continuam a publicar conosco, esperamos corresponder à sua confiança e a contar com a sua participação nesse projeto. Nesses dez anos publicamos em 38 números, 245 artigos inéditos (um universo que inclui desde textos de jovens promissores pesquisadores a trabalhos de veteranos clássicos, como Howard S. Becker e Donald Black, passando pela produção corrente de destaque nessa área temática), sete entrevistas com reconhecidos nomes da área (entre os quais o próprio Becker, o sociólogo francês Michel Wieviorka, o brasileiro Luiz Antônio Machado da Silva e a antropóloga indiana radicada nos EUA Veena Das), 15 resenhas de livros, além de duas importantes edições especiais temáticas com autores convidados.

Estamos todos de parabéns, autores, pareceristas, conselheiros e editores. Que venham mais muitos anos para DILEMAS!

 

Michel Misse

Downloads

Publicado

2018-08-14

Edição

Seção

Apresentação