La recherche d'une paix durable à travers la justice transitionnelle et le rôle de la mémoire : Un regard sur la Tunisie contemporaine

Autores

  • Tiziano Peccia
  • Rachele Meda
  • Maria Cristina Forte

Palavras-chave:

transicional, justiça, Tunísia, paz, memória

Resumo

“A justiça transicional é um processo linear?” – A busca por uma paz duradoura por meio da justiça transicional e o papel da memória: Um olhar sobre a Tunísia contemporânea busca responder essa questão, delineando os impactos que um processo de justiça transicional, complexo e não-linear, pode ter em um contexto de “pós-conflito” caracterizado pela vulnerabilidade de certos atores sociais. O artigo discute algumas problemáticas relacionadas à reconstrução de uma “memória coletiva”, seus vieses e efeitos perversos na distorção dos “princípios positivos” e objetivos que constituem a base dos mecanismos relacionados à justiça transicional. Descreve ainda as políticas públicas de uma Tunísia contemporânea em transição como uma chave para entender as reações de atores heterogêneos (ex. sociedade civil, forças armadas, terceiros/atores internacionais) a transições institucionais e sociais no curto e longo prazo.

Biografia do Autor

Tiziano Peccia

Consultor e graduado em relações internacionais e desenvolvimento pela Universidade Paris-Dauphine (França).

Rachele Meda

Coordenadora de projetos e graduada em relações internacionais e desenvolvimento pela Universidade Paris-Dauphine (França).

Maria Cristina Forte

Doutora em literaturas comparadas e línguas estrangeiras pela Universidade de Cassino (Itália).

Publicado

2019-01-23

Edição

Seção

Artigos