desvio, rotulagem de notícias, controle social, geometria social, terrorismo
Resumo
A rotulação de notícias de violência varia. O mesmo ato de violência pode ser rotulado como “terrorismo”, “tiroteio”, ou “fúria”. Apesar das teorias e pesquisas sobre a relação entre mídia e terrorismo, ainda não está claro quando as agências de notícias rotularão a violência como “terrorismo” e com que frequência o rótulo será usado. Concentrando-me principalmente na rotulação do “terrorismo”, em Geometria social e o selo do “terrorismo” utilizo a estratégia da “geometria social” para desenvolver sete proposições que explicam e preveem parcialmente a rotulação moral da violência. Esses princípios aumentam nossa compreensão da rotulação do “terrorismo”, mas também esclarecem a questão mais ampla de como o desvio é definido.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Daniel J. Boches, University of Georgia
Doutorando do Departamento de Sociologia da Universidade da Geórgia (UGA, Athens, EUA). É mestre em sociologia pela Universidade de New Hampshire (UNH, Durham, EUA) e bacharel em economia pela Universidade de Temple (Filadélfia, EUA).
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.