‘Nosotros éramos una cooperativa de distribución’: Algunas transformaciones en el mercado de drogas ilegalizadas en un barrio popular de Rosario, del cuenta-propismo a una comercialización a mayor escala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n2.22570

Palavras-chave:

mercado, drogas, crime, juventude, polícia

Resumo

‘Nós éramos uma cooperativa de distribuição’: Algumas transformações no mercado de drogas ilegalizadas em um bairro popular de Rosário, de trabalho autônomo a uma comercialização em larga escala analisa algumas transformações no mercado ilegal de drogas — maconha e cocaína — ocorridas nas duas últimas décadas em um bairro popular da cidade de Rosário, na Argentina. A partir da reconstrução, em uma perspectiva etnográfica, da trajetória de jovens pertencentes a três diferentes gerações, pretende-se dar conta de mudanças mais gerais. As transformações serão apresentadas e organizadas em três dimensões: as formas de organização e distribuição interna de tarefas e a configuração de posições e papéis variados nesse mercado, a forma de venda de drogas ilícitas no varejo e, finalmente, as formas de se relacionar com a polícia.

Biografia do Autor

Eugenia Cozzi

Doutoranda do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (Conicet, Buenos Aires, Argentina), professora de criminologia na Faculdade de Direito da Universidad Nacional de Rosario (UNR, Santa Fe, Argentina) e pesquisadora da Equipe de Antropologia Política e Jurídica (EAPJ) da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidad de Buenos Aires (UBA, Buenos Aires, Argentina). Tem doutorado em antropologia pela UBA, mestrado em criminologia pela Universidad Nacional del Litoral (UNL, Santa Fe, Argentina) e graduada em direito pela UNR.

Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos