Tão diferentes e tão iguais: As percepções de policiais civis e militares de São Paulo sobre suas instituições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n3.26235

Palavras-chave:

polícia, Polícia Militar, Polícia Civil, legitimidade, justiça procedimental

Resumo

Pesquisas sobre a autolegitimidade de policiais indicam que a percepção desses agentes sobre a justiça procedimental em suas instituições impacta a maneira como eles entendem seu trabalho e sua autoridade. Este estudo apresenta uma análise comparativa das respostas de policiais civis e militares na cidade de São Paulo, coletadas em um survey aplicado em 2016. Explora-se o modo como policiais de corporações distintas percebem suas instituições e os procedimentos adotados por elas. Notou-se uma tendência de convergência nas percepções de policiais civis e militares sobre suas instituições. As implicações destes resultados para a prática policial são discutidas.

Biografia do Autor

Viviane de Oliveira Cubas, Universidade de São Paulo

Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil). É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da USP e tem graduação em ciências sociais pela mesma universidade.

Renato Antonio Alves, Universidade de São Paulo

Pesquisador do NEV/USP. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (PPG/PSA) e tem graduação em ciências sociais pela USP e em psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp, São Paulo, Brasil).

André Rodrigues Oliveira, Universidade de São Paulo

Pesquisador do NEV/USP. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Física (PPGF) da USP e tem graduação em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Artigos