Zona Oeste do Rio de Janeiro, fronteira dos estudos urbanos?

Autores

  • Marcella Araujo DS/IFCS/UFRJ
  • Thomas Cortado

Palavras-chave:

Zona Oeste, fronteira urbana, temporalidades, espacialidades, sociabilidade urbana

Resumo

Este artigo pretende construir uma entrada metodológica aos estudos urbanos sobre a Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele parte da centralidade que as categorias de tranquilidade e progresso assumem na sociabilidade urbana local. Explorando seus múltiplos sentidos, procuramos traçar diferenciações e aproximações com outras temporalidades e espacialidades que atravessam o Rio de Janeiro. Revisitamos então a produção acadêmica sobre a região e organizamos dois grandes campos de discussão: um sobre política e violência; e outro sobre produção da cidade. Por fim, propomos uma questão de pesquisa: a análise da Zona Oeste como uma fronteira urbana.

Biografia do Autor

Marcella Araujo, DS/IFCS/UFRJ

Professora do Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ e graduação em ciências sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, Rio de Janeiro, Brasil). É coordenadora do Urbano – Laboratório de Estudos da Cidade da UFRJ.

Thomas Cortado

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional da UFRJ, mestre em etnologia e antropologia social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris, França) e graduado em ciências sociais pela Universidade de Paris X (Paris X, França). É pós-doutorando na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil).

Downloads

Publicado

2020-01-29

Edição

Seção

Dossiê Tempo, Espaço e Sociabilidades na Zona Oeste Carioca