É tudo ‘ganso’? A (in)distinção entre usuários e traficantes de drogas e seus limites na perspectiva dos policiais militares do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v14n1.30713

Palavras-chave:

ganso, drogas, polícia militar, abordagens policiais, estigma

Resumo

Ganso é um termo informalmente adotado por membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) destinado a pessoas que apresentam alguma forma de envolvimento com drogas ilícitas. Neste artigo, analisaremos a adoção do termo para dois grupos distintos, o primeiro composto por indivíduos suspeitos de uso ou tráfico de drogas e o segundo por policiais usuários de drogas. Em ambos os grupos, o ganso representa um estigma, ou seja, um conjunto de comportamentos considerados deteriorados e reprováveis. Entretanto, há diferenças marcantes na gestão desse estigma a partir do grupo a que o termo se designa.

Biografia do Autor

Fernanda Novaes Cruz, Universidade de São Paulo

Pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS), da Uerj, e tem graduação em ciências sociais pela mesma universidade e em comunicação social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) (processo nº 2019/09663-9).

Perla Alves Bento de Oliveira Costa, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil) e pesquisadora vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), no Núcleo de Sociologia do Direito (NSD) e no Núcleo de Estudos em Psicoativos e Cultura (Psicocult), ambos da UFF. Tem mestrado pelo PPGSD da UFF e pós-graduação em política e gestão em segurança pública pela Universidade Estácio de Sá (Unesa, Rio de Janeiro, Brasil) e em organização e gestão em justiça criminal e segurança pela UFF. É graduada no tecnólogo em segurança pública e social pela UFF e licenciada em pedagogia pela Uerj.

Downloads

Publicado

2021-01-22

Edição

Seção

Artigos