Cracolândia, uso de crack, políticas públicas, violência policial, mídia
Resumo
Neste artigo, analisamos as duas primeiras décadas da Cracolândia, localizada no Centro de São Paulo, do início dos anos 1990 a 2010, em busca da elaboração de um histórico dos interesses criados em torno do local. Para tanto, nos valemos de trabalhos acadêmicos, literários e jornalísticos publicados sobre a região nesse período e vemos como a sua presença na mídia possibilitou uma série de medidas punitivas do poder público que permitiram a exposição de personalidades políticas e promessas de valorização imobiliária. Concluímos que as ações do poder público na Cracolândia estiveram articuladas com interesses do mercado imobiliário, além de responderem a apelos da mídia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Ygor Diego Delgado Alves, Universidade Federal de São Paulo
Pesquisador de pós-doutorado em saúde coletiva na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, São Paulo, Brasil). É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA, Salvador, Brasil), mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais (PEPG em Ciências Sociais) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, Brasil), e tem graduação em ciências sociais pela PUC-SP.
Pedro Paulo Gomes Pereira, Universidade Federal de São Paulo
Livre docente pela Unifesp e professor associado da universidade e de seu Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). Coordena o Quereres – Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Direitos Humanos e Saúde. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de Brasília (UnB, Brasil), e tem graduação em ciências sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG, Goiânia, Brasil).
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.