O conceito de conflito nos estudos sociolinguísticos, interacionais e narrativos: Uma revisão epistemológica e teórico-analítica

Autores

  • Glauber de Souza Lemos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v14n2.32524

Palavras-chave:

conflito, conflito linguístico, fala de conflito, narrativas de conflito, microconflito interacional

Resumo

Revisitaremos a definição de conflito nos estudos da antropologia, da antropologia linguística, da sociolinguística, da sociolinguística interacional e da fala-em-interação. Exploraremos, também, como as comunidades linguísticas são vigiadas e reguladas pelas ideologias e prescrições linguísticas, eclodindo conflitos linguísticos. Serão abordados, ainda, como ocorrem situações de conflito em interações da vida social e, depois disso, podendo ser rememoradas e narradas, apontando, assim, a perspectiva êmica e elencando as agendas dos interactantes e dos narradores. Este artigo apresenta contribuições acadêmicas, em âmbito microinteracional e em âmbito macrossocial, com foco nos estudos e análises de conflito, em processos comunicativos da fala-em-interação e das narrativas de conflito coconstruídas.

Biografia do Autor

Glauber de Souza Lemos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando e mestre em letras/estudos da linguagem pelo Programa de Pós-Graduação de Estudos da Linguagem (PPGEL) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil); e graduado em letras/português-literaturas e em pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (Unesa, Rio de Janeiro, Brasil). É Tradutor-Intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Downloads

Publicado

2021-05-03

Edição

Seção

Artigos