O ato infracional como expressão da vulnerabilidade social no atendimento da justiça restaurativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v14n3.32544

Palavras-chave:

ato infracional, vulnerabilidade social, justiça restaurativa, intersetorialidade, socioeducação

Resumo

Este artigo investiga a justiça restaurativa no atendimento ao adolescente autor de ato infracional em contexto de vulnerabilidade social. Realizamos entrevistas semiestruturadas com adolescentes, familiares, facilitadores e membros da rede de proteção social de quatro cidades do Brasil: Caxias do Sul-RS, Ponta Grossa-PR, Belém-PA e Santarém-PA. Os depoimentos dos participantes foram correlacionados com dados quantitativos secundários disponíveis em bases de dados. Concluímos que o enfrentamento das condições de vulnerabilidade social por meio da articulação intersetorial é uma necessidade no atendimento da justiça juvenil restaurativa.

Biografia do Autor

Glaucia Mayara Niedermeyer Orth, Universidade Cesumar

Professora dos cursos de psicologia e direito da Universidade Cesumar (UniCesumar, Ponta Grossa, Brasil). É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil), e tem graduação em psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). É psicóloga e atua no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Jussara Ayres Bourguignon, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora associada do curso de serviço social e do PPGCSA-UEPG. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, Brasil), mestre em Prática Profissional e Política Social pela PUC-SP, e tem graduação em serviço social pela UEPG.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Edição

Seção

Artigos