Análise da relação entre os indicadores de homicídios e a chegada de turistas estrangeiros no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v14n3.33339

Palavras-chave:

Violência, Homicídios, Turismo, Planejamento, Políticas Públicas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as relações entre os indicadores de homicídio e a chegada de turistas estrangeiros no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, em que foram elaborados modelos de regressão linear. Os resultados do artigo sugerem evidências de que a chegada de turistas estrangeiros pode implicar o aumento do número absoluto de homicídios nas localidades turísticas. Ademais, constatou-se que um aumento da taxa de homicídios em um determinado ano faz com que ocorra uma queda, em parte, no número absoluto de visitantes estrangeiros no ano subsequente.

Biografia do Autor

Arthur Caldeira Sanches, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande, Brasil). É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da UFMS e tem graduação em administração pela mesma universidade.

Dyego de Oliveira Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ, Valença, Brasil) e leciona no Programa de Mestrado em Relações Étnico-Raciais (PPRER) e em cursos de graduação da instituição. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações (PPGAO) da Universidade de São Paulo (USP, Ribeirão Preto, Brasil), mestre pelo PPGAD da UFMS e graduado em ciências econômicas pela mesma universidade.

Milton Augusto Pasquotto Mariani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor efetivo da UFMS e leciona no PPGAD e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços (PPGEF) da mesma universidade. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH) da USP, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, São Paulo, Brasil) e graduado em geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, Presidente Prudente, Brasil).

Downloads

Publicado

2021-09-16

Edição

Seção

Artigos