Histórias de vida de mulheres em situação de aprisionamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v14n2.33963

Palavras-chave:

encarceramento feminino, seletividade penal, histórias de vida, gênero, raça

Resumo

Este trabalho narra histórias de mulheres encarceradas, contadas por elas, para ajudar a compreender quem são as pessoas por trás dos números. Recontadas suas trajetórias, são evidenciadas, em contexto, as diferentes dimensões de opressão que vivenciam. Para além do gênero, a dimensão da raça e da classe social, a presença de drogas ilegais no contexto familiar, a violência e a relação com o sistema de justiça marcam seus percursos de vida. As entrevistas, realizadas em uma unidade prisional feminina comum, uma unidade prisional para gestantes e lactantes e uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, são aqui “transcriadas” e analisadas.

Biografia do Autor

Fernanda Silva de Assis Ribeiro, Fundação João Pinheiro

Mestre em administração pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP, Belo Horizonte, Brasil) e em estudos sobre as mulheres pela Universidade Aberta de Lisboa (UAB, Portugal),  pós-graduada em direito público pela Universidade Gama Filho (Belo Horizonte, Brasil) e graduada em ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil) e em direito pela Faculdade Milton Campos (FMC, Belo Horizonte, Brasil). É advogada e voluntária da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados.

Letícia Godinho, Fundação João Pinheiro

Professora do Programa de Mestrado em Administração Pública da Escola de Governo da FJP. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil) e graduada em direito pela mesma universidade. 

Downloads

Publicado

2021-05-03

Edição

Seção

Artigos