Histórias de vida de mulheres em situação de aprisionamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v14n2.33963

Palavras-chave:

encarceramento feminino, seletividade penal, histórias de vida, gênero, raça

Resumo

Este trabalho narra histórias de mulheres encarceradas, contadas por elas, para ajudar a compreender quem são as pessoas por trás dos números. Recontadas suas trajetórias, são evidenciadas, em contexto, as diferentes dimensões de opressão que vivenciam. Para além do gênero, a dimensão da raça e da classe social, a presença de drogas ilegais no contexto familiar, a violência e a relação com o sistema de justiça marcam seus percursos de vida. As entrevistas, realizadas em uma unidade prisional feminina comum, uma unidade prisional para gestantes e lactantes e uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, são aqui “transcriadas” e analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Silva de Assis Ribeiro, Fundação João Pinheiro

Mestre em administração pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP, Belo Horizonte, Brasil) e em estudos sobre as mulheres pela Universidade Aberta de Lisboa (UAB, Portugal),  pós-graduada em direito público pela Universidade Gama Filho (Belo Horizonte, Brasil) e graduada em ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil) e em direito pela Faculdade Milton Campos (FMC, Belo Horizonte, Brasil). É advogada e voluntária da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados.

Letícia Godinho, Fundação João Pinheiro

Professora do Programa de Mestrado em Administração Pública da Escola de Governo da FJP. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil) e graduada em direito pela mesma universidade. 

Downloads

Publicado

2021-05-03

Edição

Seção

Artigos