O crime de latrocínio em Goiânia: Interações e conflitos na cena do crime

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v14n3.35200

Palavras-chave:

violência criminal, investigação policial, crimes, latrocínio, segurança pública

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as principais interações e conflitos entre os atores e instituições do sistema de justiça criminal. Para tanto, toma como objeto de pesquisa as investigações pertinentes aos crimes de latrocínio do município de Goiânia no ano de 2017. Busca-se entender, por meio da análise dos inquéritos policiais e de entrevistas em profundidade, o modo como os profissionais que atuam nas diversas etapas do processo criminal concebem a investigação de latrocínios em Goiânia e como percebem sua própria atuação e a dos diferentes profissionais nesse processo.

Biografia do Autor

Simone de Jesus, Universidade Federal de Goiás

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Goiás (UFG, Goiânia, Brasil), pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência e da Criminalidade (Necrivi) da UFG e da Escola Superior da Polícia Civil. Datiloscopista do Instituto de Identificação (II) da Polícia Civil do Estado de Goiás e vice-presidente da Associação dos Profissionais em Identificação do Estado de Goiás (Appego).

Dijaci David Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Professor e coordenador do PPGS-UFG e coordena o Necrivi, da mesma universidade. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSol) da Universidade de Brasília (UnB) e tem graduação em sociologia pela UnB.

Najla Franco Frattari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG, Goiânia, Brasil). Pesquisadora do Necrivi/UFG. É doutora pelo PPGSol/UnB, mestre pelo PPGS/UFG e graduada em ciências sociais pela UFG.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Edição

Seção

Artigos