30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Entrevista com Irene Rizzini

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v14n2.37747

Palavras-chave:

ECA, pobreza, políticas públicas e sociais, crianças, adolescentes

Resumo

Nesta entrevista, realizada em 9 de julho de 2020, no mês de aniversário dos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Irene Rizzini, fundadora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi), associado à PUC-Rio, compartilha sua experiência e trajetória acadêmica como pesquisadora comprometida com a promoção e a defesa dos direitos do público infantojuvenil. A autora trata ainda da mudança de paradigma no âmbito infantojuvenil brasileiro e discorre sobre a perspectiva histórica para a compreensão dos processos de vulnerabilização.

Biografia do Autor

Téssia Gomes Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT, Araguaína, Brasil). É mestre pelo Programa de Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPJDH) da Universidade Federal do Tocantins (UFT, Palmas, Brasil), especializada em direito penal pela Universidade Federal de Goiás (UFG, Goiânia, Brasil) e graduada em direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo, Goiânia, Brasil). É defensora pública no estado do Tocantins.

Valéria da Silva Medeiros, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professora adjunta do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da UFNT e professora visitante sênior Capesda National University of Ireland (Nuig, Galway, Irlanda). É pesquisadora associada da Cátedra Unesco de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil). Tem doutorado em Estudos da Literatura pela PUC-Rio e graduação em letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil).

Braz Batista Vas, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professor associado da UFNT. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual Paulista (Unesp, Franca, Brasil), e tem graduação em história pela mesma universidade.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-03

Edição

Seção

Entrevista