Da ‘bancada da segurança’ à ‘bancada da bala’: Deputados-policiais no legislativo paulista e discursos sobre segurança pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n1.41474

Palavras-chave:

policiais na política, conservadorismo, discurso, direitos humanos, legislativo

Resumo

Policiais e militares têm migrado para a política partidária desde a democratização no Brasil. Este artigo investiga esse fenômeno no legislativo paulista em dois contextos distintos. Por meio de pesquisa documental, são comparadas a chamada “bancada da bala” da 18ª legislatura (2015–2019) e a “bancada da segurança”, eleita pela primeira vez na 11ª legislatura (1987–1991). Apesar de os dois grupos apresentarem continuidades em relação à segurança pública, há novas negociações e disputas pela política de direitos humanos. Discute-se também como a “bancada da bala” reorganiza conservadorismos no campo político ao abrir espaços de conexão com grupos diversos.

Biografia do Autor

Roberta Heleno Novello, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), mestre pelo mesmo programa e graduada em ciências sociais pela mesma universidade. É pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP.

Marcos César Alvarez, Universidade de São Paulo

Professor livre docente do Departamento de Sociologia da USP e coordenador do NEV/USP. É doutor e mestre pelo PPGS da USP e graduado em ciências sociais pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2022-01-18

Edição

Seção

Artigos