Estrutura socioeconômica e homicídios intencionais contra jovens nas metrópoles brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n3.43300

Palavras-chave:

homicídios intencionais, metrópoles, tensão social, controle social, juventude

Resumo

A juventude é uma etapa problemática do ciclo de vida, na qual a passagem à maturidade é mediada pelas condições econômicas e institucionais que permitem ou bloqueiam a inserção no mundo adulto. Esse percurso implica a exposição diferencial dos jovens à violência. O objetivo deste artigo é explicar a dinâmica da violência contra e entre jovens nas metrópoles brasileiras. Por meio de modelos mono e multicausais, verificamos que a variação da taxa de homicídios intencionais contra essa parcela da população responde à demanda por drogas, à oferta de armas de fogo, ao apoio e controle social públicos e à exclusão socioeconômica.

Biografia do Autor

Matheus Boni Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil), especialista em história e graduado em ciências sociais pela Ufes. É analista de políticas públicas na Secretaria Estadual de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo (Seger-ES).

Alex Niche Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor associado do Departamento de Sociologia da UFRGS, do PPGS e do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Segurança Cidadã da mesma universidade. É vice-diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS e membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (UFRGS/CNPq). Tem doutorado e mestrado pelo PPGS/UFRGS e graduação em ciências sociais pela mesma universidade.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos