‘You and Your Laws and Us With Our Laws’: A Murderer’s Stories Navigate Conflicting Normative Domains

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v14n3.43542

Palavras-chave:

narrativa, histórias, justificações, subcultura, assassinato, Venezuela

Resumo

Utilizando o modelo estrutural de histórias de Labov e a tipologia de relatos de Schönbach, em ‘Vocês com as suas leis e nós com as nossas’: Histórias de um assassino que atravessam domínios normativos conflitantes examinamos uma entrevista com um assassino na Venezuela e comparamos duas histórias ali narradas: uma sobre o assassinato e outra sobre a sua vida familiar. Embora a maior parte da primeira dissesse respeito ao homicídio, invocando valores e normas ligadas à subcultura criminosa, nela também se avaliou o crime a partir da perspectiva de um enquadramento convencional que reconhecia a importância da família. A segunda história, ambientada nesse mesmo quadro familiar, revela um conflito entre diferentes exigências normativas postas ao assassino. Ele resolveu-o dando finalmente primazia a seus valores e identidade subculturais.

Biografia do Autor

Christopher Birkbeck

Professor de criminologia na University of Salford (Salford, Reino Unido) e professor emérito de criminologia na Universidad de Los Andes (Mérida, Venezuela).

Juan Antonio Rodríguez, Universidad de Los Andes

Professor e pesquisador na Escola de Criminologia da Universidad de Los Andes (Mérida, Venezuela). É doutor em psicologia social e graduado em criminologia.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Edição

Seção

Dossiê Violencia, Narrativa y Moralidad