Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação e facções criminosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16n1.45464

Palavras-chave:

sistema socioeducativo, adolescência, governança criminal, criminologia qualitativa, encarceramento em massa

Resumo

O presente artigo analisa as relações que se estabelecem entre adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação e grupos criminosos denominados “facções”. Como estratégia metodológica, foram realizados grupos de discussão e entrevistas abertas com socioeducandos em duas unidades de atendimento socioeducativo no Rio Grande do Norte. A fim de compreender tais relações, são propostos três tipos ideais de vinculação entre adolescentes e facções: discursiva, territorial e efetiva. A partir disso, discute-se os papéis simbólicos e materiais que as facções desempenham para os adolescentes inseridos em contextos de privação de liberdade.

Biografia do Autor

Gabriel Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos, Brasil) e pesquisador visitante na Universidad de Salamanca (USAL, Salamanca, Espanha). Tem doutorado e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Natal, Brasil) e graduação em ciências sociais pela mesma universidade. É membro do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV) da UFRN e pesquisador associado ao Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da UFSCar.

Ilana Lemos de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV-UFRN). É doutora e mestra pelo PPgPsi/UFRN e graduada em Psicologia pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2023-01-17

Edição

Seção

Artigos