Tipos de governança criminal: Estudo comparativo a partir dos casos da Maré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15nesp4.46351

Palavras-chave:

governança criminal, grupos criminosos armados, milícias, tráfico de drogas, impactos sociais da violência armada nas favelas

Resumo

O estudo analisa algumas modalidades de governança criminal, partindo da comparação entre as distintas configurações do poder local que se encontram em favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Busca-se ultrapassar os limites do território originalmente focalizado na pesquisa “Impactos sociais da exposição à violência armada na Maré”, agregando informações disponíveis sobre o universo popular fluminense. Nossa intenção é propor algumas hipóteses interpretativas que dialoguem com as tradições dos estudos sobre poder e desigualdades na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor adjunto do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil). É pesquisador do Laboratório de Análise da Violência (LAV) da Uerj. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Uerj, mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) e graduação em ciências sociais pela Uerj.

Luiz Eduardo Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor aposentado do ICS/Uerj e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura (PPGCL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). É doutor em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional (MN) da UFRJ e licenciado em literatura brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil).

Miriam Krenzinger, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora associada IV do Departamento de Métodos e Técnicas e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. É doutora e mestre em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, Brasil) e graduada em serviço social pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2022-06-21