Criminalidade e a governança de grandes metrópoles na América Latina: Cidade do México (México) e São Paulo (Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15nesp4.46402

Palavras-chave:

governança urbana, governança criminal, monopólio estatal da violência, Cidade do México, São Paulo

Resumo

Este  artigo analisa as formas de governança criminal em duas metrópoles, Cidade do México e São Paulo. Procura responder às seguintes perguntas: como se governa o crime nas cidades? O que se governa? Por que em uma metrópole existe uma organização criminal quase monopólica da coerção, mas na outra não? As fontes de informação incluem documentos oficiais, notícias de imprensa, estatísticas e bibliografia especializada. Resultados indicam que a governança da cidade e a governança do crime estão interconectadas, constituindo microrregimes que controlam territórios, populações, bens, riquezas, usos da força e poder, articulando o local, o regional e o transnacional.

Biografia do Autor

Sergio Adorno, Universidade de São Paulo

Professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) e pesquisador I-A do CNPq. É coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da USP e graduação em ciências sociais pela mesma universidade.

Arturo Alvarado, El Colegio de México

Professor do El Colegio de México (Colmex, Cidade do México, México) e pesquisador do Centro de Estudios Sociológicos (CES) da mesma instituição. É membro do Sistema Nacional de Investigadores III.

Downloads

Publicado

2022-06-21