Entre el terror y la acumulación social del miedo: Gobernanza criminal en tres ciudades fronterizas de Paraguay con Argentina y Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15nesp4.46429

Palavras-chave:

governança criminal, crime organizado, Ciudad del Este, Saltos del Guairá, Pilar

Resumo

Entre o terror e a acumulação social do medo: Governança criminal em três cidades paraguaias fronteiriças com Argentina e Brasilanalisa e compara a governança criminal que condiciona a rotina e as atividades dos moradores e operadores do sistema de justiça e segurança em três cidades fronteiriças. Estratégias etnográficas como observações, entrevistas e conversas informais identificaram os atores, os bens e os serviços que exploram e os mecanismos de interação institucional e social. Eles atuam impunemente nesses territórios por meio da aquisição de mercadorias políticas, da infiltração institucional e de diversos mecanismos de coerção baseados na violência simbólica e brutal, bem como do acionamento de processos sancionadores criminais e disciplinares que geram terror e acumulam medo social. 

Biografia do Autor

Juan Martens, Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología Universidad Nacional de Pilar

Pesquisador nível II do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (Conacyt, Assunção, Paraguai) e pesquisador da Facultad de Ciencias, Tecnologías y Artes da Universidad Nacional de Pilar (UNP, Assunção, Paraguai). É professor de criminologia da Facultad de Derecho da Universidad Nacional de Canindeyú (Unican, Curuguaty, Paraguai). É doutor e mestre em criminologia, política criminal e segurança pela Universidad de Barcelona (UB, Barcelona, Espanha) e bacharel em direito pela Universidad Nacional de Asunción (UNA, Assunção, Paraguai).

Roque Arnaldo Orrego, Universidad Nacional de Pilar

Pesquisador na Facultad de Ciencias, Tecnologías y Artes da UNP. É doutor em ciências jurídicas pela UNA, mestre em garantismo penal e direito processual pela UNP e bacharel em direito pela UNA.

Ever Villalba, Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología

Pesquisador categorizado no Pronii do Conacyt e pesquisador da UNP. É doutor em administração pela Universidad Nacional de Misiones (UNM, Argentina), mestre em administração pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA, Assunção, Paraguai) e licenciado em administração pela UNP.esquisador categorizado no Pronii do Conacyt e pesquisador da UNP. É doutor em administração pela Universidad Nacional de Misiones (UNM, Argentina), mestre em administração pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA, Assunção, Paraguai) e licenciado em administração pela UNP.

Ricardo Veloso, Universidad Nacional de Pilar

Pesquisador da Facultad de Ciencias, Tecnologías y Artes da UNP. É mestrando em garantias penais e direito penal na UNP e notário pela mesma universidade.

Luís González, Universidad Nacional del Este

Professor de criminologia da Facultad de Derecho da Universidad Nacional del Este (UNE, Cidade do Leste, Paraguai). É mestre em ciências jurídicas  pela UNE e bacharel em direito pela mesma universidade.

Francisco Delgado, Universidad Nacional de Canindeyú

Professor de criminologia da Facultad de Derecho da Unican (campus Saltos del Guairá, Paraguai). É mestre em direito penal pela UNE e bacharel em direito.

Publicado

2022-06-21