The Force of Grace, the Grace of Force: Joking Critique of Figures of ‘Urban Violence’ on the Covers of a Tabloid Newspaper as the ‘Violentization’ of Public Discourse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n3.46465

Palavras-chave:

graça, crítica jocosa, violência urbana, Meia Hora, jornal popular

Resumo

O objetivo de A força da graça, a graça da força: A crítica jocosa aos personagens da ‘violência urbana’ nas capas de um jornal popular como ‘violentização’ da fala pública é analisar como um conjunto de representações sobre a violência urbana no Rio de Janeiro se desdobra em críticas jocosas públicas. Isso é feito por meio de um estudo de cerca de 2400 capas do jornal popular Meia Hora, notório por sua apresentação jocosa das notícias, no período entre 2011 e 2017, correspondente a uma rotinização estabelecida por conta das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A análise mostrou como a ridicularização operada na crítica jocosa expressa representações sobre três figuras centrais no cenário da violência urbana fluminense: o bandido, o policial e o próprio Rio de Janeiro como ordem social.

Biografia do Autor

Alexandre Werneck, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). Coordena o Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ. É doutor pelo PPGSA/UFRJ, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e graduado em ciências da comunicação pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos