Pandemia, governança criminal e mecanismos de regulação social e econômica em três contextos latino-americanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15nesp4.46488

Palavras-chave:

governança criminal, atores armados, crime, América Latina, Covid-19

Resumo

A pandemia de Covid-19 tem provocado uma série de adversidades não somente na vida das pessoas, mas também nas cidades e suas formas de organização territorial. Como ela tem interferido nos mecanismos de regulação social e econômica do crime na América Latina? Este artigo compara três contextos urbanos onde a regulação de atores armados se tornou relevante e a governança criminal atingiu certo grau de estabilidade ou sofisticação. Tomando a pandemia como ponto de inflexão, comparamos as possíveis transformações em torno dos mecanismos de regulação por parte de grupos armados ilegais nas periferias de grandes cidades ou centros de poder da Colômbia e do Brasil.

Biografia do Autor

Daniel Bonilla-Calle, Ceipa Business School

Líder acadêmico do programa de Gestão de Negócios Internacionais  da Ceipa Business School (Sabaneta, Antioquia, Colômbia). É mestre em estudos internacionais pela Université de Montréal (UdeM, Montreal, Canadá) e graduado em geografia e história pela   Universidad de Antioquia (UdeA, Medellín, Colombia).

Emerson do Nascimento, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal, Maceió, Brasil). É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, Brasil) e graduado em história pela Universidade de Pernambuco (UPE, Recife, Brasil).

Marcela Maria Vergara Arias, Universidad Pontificia Bolivariana

Professora associada da Universidad Pontificia Bolivariana (UPB, Medellín, Colômbia).

Downloads

Publicado

2022-06-21