‘Facções’ de Fortaleza y colectivos de Caracas: Dos modelos de gobernanza criminal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15nesp4.46522

Palavras-chave:

governança criminal, coletivos, facções, lucro econômico, objetivos políticos

Resumo

Facções de Fortaleza e coletivos de Caracas: Dois modelos de governança criminal compara a governança criminosa realizada pela facção criminal Guardiões do Estado, em Fortaleza, Brasil, e pelos Coletivos Alexis Vive e La Piedrita, em Caracas, Venezuela. Comparando suas origens, o uso que fazem da violência, sua capacidade de estabelecer normas e punir, as fontes de renda, a forma de obter legitimidade e o tipo de vínculo com o Estado, conclui-se que existem dois modelos diferentes de governança criminal que diferem na forma como os objetivos de lucro econômico e domínio político são priorizados.

Biografia do Autor

Roberto Briceño-Leon, Universidad Central de Venezuela Universidade Federal do Ceará

Professor titular da Universidad Central de Venezuela (UCV, Caracas, Venezuela) e da Universidade Federal de Ceará (UFC, Fortaleza, Brasil). É doutor em sociologia pela UCV e graduado em sociologia pela mesma universidade.

César Barreira, Universidade Federal do Ceará

Professor titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFC e pesquisador do CNPq. É coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSol) da Universidade de Brasília (UnB, Brasil) e graduação em ciências sociais pela UFC.

Jania Perla Diógenes de Aquino, Universidade Federal do Ceará

Professora associada do Departamento de Ciências Sociais e do PPGS da UFC e pesquisadora do CNPq. É coordenadora científica e pesquisadora do LEV e pesquisadora do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP), sediado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional (MN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da USP, mestrado pelo PPGS da UFC e graduação em ciências sociais pela mesma universidade.

Publicado

2022-06-21