Ocupación de tierras y administración estatal de disputas: Un estudio antropológico en una ciudad bonaerense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n3.46874

Palavras-chave:

controvérsia, gestão de conflitos, direitos, informalidade urbana, Estado

Resumo

Ocupação de terras e administração estatal de disputas: Um estudo antropológico em uma cidade de Buenos Aires se interessa pela forma como uma disputa pelo direito à moradia digna é construída e administrada em uma cidade de Buenos Aires, Argentina. A partir da reconstrução de um evento de ocupação do solo, serão investigadas as diversas leituras jurídicas e critérios de legitimidade mobilizados pelos atores envolvidos. Por outro lado, será explorada a gestão estadual do conflito, atentando-se para as ações, linguagens e temporalidades que operaram em seu processamento. O registo do evento em um contexto de maior relevância nos permitirá perceber que não se trata de uma excepção, mas sim de um problema recorrente que, neste caso, ascendeu ao nível de reclamação coletiva.

Biografia do Autor

Agustina Girado, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires; Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

Bolsista de pós-doutorado do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet, Argentina) e professora adjunta da Facultad de Ciencias Sociales da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Unicen, Argentina). É doutora em antropologia pela Universidad de Buenos Aires (UBA, Argentina) e licenciada em antropologia social pela Unicen.

Natalia Larrea, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires; Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

Doutoranda  do del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet, Argentina) e auxiliar diplomada da Facultad de Ciencias Sociales da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Unicen, Argentina). É licenciada em antropologia social pela mesma universidade.

Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos