Terreiros sob ataque? A governança criminal em nome de Deus e as disputas do domínio armado no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15nesp4.46976

Palavras-chave:

domínio armado, governo autônomo criminoso, violência religiosa, perfil evangélico-pentecostal, afrorreligiosos

Resumo

Analisamos as violências cometidas por grupos armados contra religiosos de matriz africana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). A partir de um levantamento realizado na mídia, percebeu-se que, em menos de 15 anos, esses conflitos deixaram de ser um problema das relações de proximidade e passaram a envolver confrontos pela hegemonia armada sobre espaços populares, controlados por traficantes e/ou milicianos, que se apresentam como membros de igrejas pentecostais. Evidencia-se que a governança criminal operada pelos “traficrentes” e “milicrentes” misturam imperativos comerciais, teológicos e doutrinários com um projeto político de nação que impacta diretamente os modos de vida das populações, em especial os afrorreligiosos.

Biografia do Autor

Ana Paula Mendes de Miranda, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). É coordenadora dos Programas Profissionais da área de Antropologia/Arqueologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) e bacharelado e licenciatura em ciências sociais pela UFF.

Jacqueline de Oliveira Muniz, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Segurança Pública e do Programa de Pós-Graduação Justiça e Segurança (PPGJS) da UFF. É doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional (MN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e bacharel em Ciências Sociais pela UFF.

Rosiane Rodrigues de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de pós-doutorado (Faperj/UFF). É doutora e mestra pelo PPGA/UFF e pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC).

Fausto Cafezeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PPGPUR) da UFRJ. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil) e licenciado em Geografia pela UFF.

Downloads

Publicado

2022-06-21