New Technologies and Racism in Ostensive Policing in São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n3.47068

Palavras-chave:

policiamento ostensivo, filtragem racial, tecnologia, segurança pública, controle do crime

Resumo

Em As novas tecnologias e o racismo no policiamento ostensivo em São Paulo, discute-se os impactos das novas tecnologias no policiamento ostensivo, concentrando-se nas questões raciais. A Polícia Militar paulista foi estudada por meio de uma metodologia variada que possibilitou analisar os resultados do policiamento sobre os grupos de cor/raça e as percepções dos policiais sobre o racismo institucional. A brutalidade policial, as novas tecnologias e o racismo estão associados à manutenção de práticas racializadas de seleção de suspeitos, projetando significado em corporalidades negras e marcas de identidade. As novas tecnologias reforçaram essa seleção de perfil e falharam em contribuir para o controle da ação policial.

Biografia do Autor

Jacqueline Sinhoretto, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Brasil). Coordena o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (Gevac) da UFSCar. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, Brasil) e graduada em ciências sociais pela mesma universidade. É bolsista de produtividade do CNPq e pesquisadora do INCT-InEAC.

André Cedro, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no PPGS/UFSCar. Tem mestrado pelo mesmo programa e graduação em ciências sociais pela mesma universidade. É membro do Gevac-UFSCar e do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil).

Henrique Macedo, Universidade Federal de São Carlos

Doutor e mestre pelo PPGS/UFSCar e bacharel em ciências sociais pela mesma universidade. É pesquisador do Gevac-UFSCar e do INCT-InEAC/UFF.

Downloads

Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos