De las normas de la guerra del Ejército del Pueblo a la movilización político-legal de la Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16n1.47806

Palavras-chave:

pluralismo jurídico, mobilização política jurídica, lei de guerrilha, FARC-EP, reincorporação política

Resumo

Em Das regras de guerra do ‘Exército do Povo’ à mobilização política jurídica da ‘Força Comum’, argumenta-se que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) foram organizadas hierarquicamente e politicamente e substituíram o Estado nos territórios em que ele penetra nas esferas política, econômica e social por meio de uma estrutura vertical de poder e da produção de uma lei extralegal, atendendo a formas locais de legitimação. Argumenta-se ainda que o projeto político subversivo foi assimilado pelo direito do Estado, por meio de sua transição para o partido político Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común, como consequência da movimentação política após o Acordo de Paz.

Biografia do Autor

Juan Pablo Sarmiento Erazo, Universidad del Norte

Professor da Universidad de La Sabana (Chía, Colômbia). É doutor em direito pela Universidade de los Andes (Bogotá, Colômbia) e advogado pela Pontificia Universidad Javeriana (Bogotá, Colômbia).

Enith Bula-Beleño, Universidad del Norte

Jovem pesquisadora de Colciencias associada à Universidad del Norte (Barranquilla, Colômbia). É mestre em direito pela Universidad de los Andes, especialista em direito penal pela e advogada e cientista política pela Universidad del Norte.

Luis Fernando Trejos, Universidad del Norte

Professor de pesquisa na Universidade do Norte. Tem doutorado em estudos americanos pela Universidad Santiago de Chile (Santiago, Chile).

Publicado

2023-01-17

Edição

Seção

Artigos