Conflitos ambientais territoriais e produção cultural em comunidades tradicionais: Um olhar sobre as arquiteturas vernáculas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16n1.49019

Palavras-chave:

comunidades tradicionais, produção cultural, arquitetura vernácula, conflito, Minas Gerais

Resumo

O modo de construir é uma forma de produção cultural que expressa valores societários tangíveis e intangíveis. Para povos e comunidades tradicionais, os territórios são a base material fundamental para sua reprodução cultural. Sabemos, entretanto, que essas populações são historicamente vulnerabilizadas por conflitos ambientais territoriais que, muitas vezes, as expulsam de seus locais de pertencimento. O que acontece, então, quando esses sistemas culturais são submetidos a processos de disputa? É o que investigaremos neste artigo analisando conflitos em curso no norte de Minas Gerais a partir da arquitetura vernácula.

Biografia do Autor

Celiane Souza Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PPG-ACPS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil). É mestre pelo mesmo programa e graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop, Brasil).

Camila Saturnino Braga Ennes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do PPG-ACPS da UFMG. É mestre pelo Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Brasil) e graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil).

Downloads

Publicado

2023-01-17

Edição

Seção

Artigos