Neoliberalismo, políticas públicas e desigualdade: Uma análise principalmente do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16n1.49274

Palavras-chave:

Estado de bem-estar social, neoliberalismo, instituições, desigualdade social, políticas públicas

Resumo

Pretendemos identificar os principais aspectos e interesses da política Neoliberal e seu esforço em utilizar o Estado como um instrumento para beneficiar o capital financeiro, o aparelhando e o equiparado à Empresa privada. Nosso objetivo é mostrar que o capitalismo, com suas crises econômicas e sociais cíclicas, não oferece alternativas para superar o desemprego, assim como, a desigualdade que se espalha em todos os países. No setor financeiro e nas grandes empresas houve uma política sem precedentes de abertura de fronteiras com a redução dos direitos trabalhistas e sociais. Entretanto, essa política deve ser analisada e ponderada.

Biografia do Autor

Rose Mary Menchise, Universidade Federal Fluminense

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). Tem especialização em direito do trabalho pela Universidade Veiga de Almeida (UVA, Rio de Janeiro, Brasil) e master em desenvolvimento local, inovação e tecnologia pela UFF e pela Universidade de Milão (Unimi, Itália). É graduada em direito pelo Centro Universitário Plínio Leite (Unipli, Niterói, Brasil) e em ciências econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil).

Diogo Menchise Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios (PPGDIN) da UFF, mestre pelo PPGSD/UFF e graduado em direito pela Universidade Candido Mendes (Ucam, Rio de Janeiro, Brasil). É servidor público do Ministério Público Federal.

Antón Lois Fernandez Alvarez, Universidad de Vigo

Professor da Universidad de Vigo (Uvigo, Espanha) e da Universidad Internacional de La Rioja (Unir, Espanha).  Foi pesquisador de pós-doutorado na Universitá degli Studi de Firenze (Unifi, Itália) e na UFF. É doutor em direito pela Universidade de Vigo (Uvigo, Espanha), doutor pelo PPGSD/UFF, mestre em história, território e recursos patrimoniais pela Uvigo e graduado em direito pela Uvigo e em ciências políticas e da administração pela Universidade de Santiago de Compostela (USC, Espanha).

Downloads

Publicado

2023-01-17

Edição

Seção

Artigos