Conflitos e confluências entre a polícia e o Judiciário nos estudos publicados entre 2011 e 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n3.50111

Palavras-chave:

polícia, justiça, sistema de justiça criminal, audiência de custódia, legitimidade

Resumo

Conflitos entre policiais e operadores da justiça são recorrentes nos estudos sobre o sistema de justiça criminal. Por outro lado, não são raras as pesquisas que mostram como uma instituição tende a ratificar o trabalho da outra. Realizamos uma revisão bibliográfica dos artigos publicados no Brasil nos últimos dez anos (2011–2021) que abordam as relações entre esses dois atores. Neste texto, buscamos compreender: 1) como essa relação tem sido explorada nos trabalhos acadêmicos; 2) as bases dos conflitos e como eles se reproduzem nas percepções e nas práticas cotidianas do sistema de justiça; e 3) se as inovações implementadas nesse período impactaram essa relação.

Biografia do Autor

Maria Gorete Marques Jesus, Universidade de São Paulo

Pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil). Tem doutorado e mestrado pelo PPGS/USP, especialização em direitos humanos pela Faculdade de Direito da USP e licenciatura e bacharelado em ciências sociais pela mesma universidade. É pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP.

Fernanda Novaes Cruz, Universidade de São Paulo

Pesquisadora de pós-doutorado no NEV-USP. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Uerj e graduação em ciências sociais pela mesma universidade e em comunicação social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) (processo nº 2019/09663-9).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos