Redução dos homicídios em São Paulo e Medellín: O que diz a literatura?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16.51667

Palavras-chave:

homicídios, Medellín, revisão sistemática, São Paulo

Resumo

A partir dos anos 2000, as cidades latino-americanas São Paulo e Medellín apresentaram significativa queda da violência homicida. Considerando que as interpretações acerca desse processo não são consensuais, o intuito deste artigo é apresentar as duas principais vertentes explicativas, identificadas como institucional e criminal. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura de publicações datadas entre 2003 e 2018 que investigam os possíveis fatores desencadeadores do fenômeno. No processo de seleção das publicações compatíveis com os critérios metodológicos, foram identificados 66 trabalhos, sendo 39 referentes ao caso paulistano e 27 a Medellín.

Biografia do Autor

Ana Camila Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, Belo Horizonte, Brasil) e graduada em relações internacionais pela mesma universidade. É analista política no Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas.

Luciana Teixeira Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora do PPGCS/PUC Minas. É doutora em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil) e graduada em ciências sociais pela UFMG.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Edição

Seção

Artigos