O homem cordial em tempos de covid-19: Elites, conflitos no espaço público e caráter nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16.53151

Palavras-chave:

homem cordial, elites, conflitos, caráter nacional, dilema brasileiro

Resumo

Com base em uma releitura crítica dos postulados de dois importantes nomes do assim chamado pensamento social brasileiro, Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta, o nosso propósito é discutir alguns episódios recentes de repercussão nacional envolvendo conflitos no espaço público brasileiro, assim como determinadas interações pautadas pela adoção de práticas autoritárias (como, por exemplo, as “carteiradas”). Entre as conclusões apresentadas no artigo está a de que, ao contrário do que sugere DaMatta, o “Você sabe com quem está falando?” corresponde a uma das faces da cordialidade, não à sua negação.

Biografia do Autor

Edilson Almeida da Silva, Universidade Federal Fluminense

Professor permanente do PPGA e professor associado do Departamento de Antropologia, ambos da UFF. É pesquisador do INCT-InEAC e do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nupef), ambos da UFF. Tem doutorado e mestrado pelo PPGA/UFF, especialista em políticas públicas de justiça criminal e segurança pública e licenciado em ciências sociais pela mesma universidade.

Bruno Ferraz Bartel, Universidade Federal do Piauí

Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal do Piauí (UFPI, Teresina, Brasil). Integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e o Núcleo de Estudos do Oriente Médio (Neom), ambos da UFF. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFF e bacharel em geografia pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Edição

Seção

Artigos