O caminho invisível da punição: Problematizando a prática profissional do Serviço Social nas Comissões Técnicas de Classificação (CTC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16esp5.55852

Palavras-chave:

comissão técnica de classificação, execução penal, Rio de Janeiro, serviço social, sistema prisional

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar considerações preliminares a respeito de relatórios produzidos por assistentes sociais às Comissões Técnicas de Classificação (CTC) no Rio de Janeiro. A partir de uma amostra de 25 processos em fase de execução penal, perscrutamos suas narrativas concebendo tais documentos enquanto parte de um caminho invisível do processo disciplinador das prisões, mas, também de um labirinto que condiciona as movimentações técnicas intramuros para caminhos preconcebidos pelo próprio sistema.

Biografia do Autor

Carla Mangueira Gonçalves Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da  Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ), mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS-UFF) e bacharel em Serviço Social pela mesma instituição. É pesquisadora associada do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) e do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Cotidiano e Saúde (GRIPES/CNPq/UFF).

Downloads

Publicado

2023-12-13