Violencias en clave comparativa: juego de espejos entre la “barra brava” argentina Los Piratas y la “torcida organizada” brasilera Ira Jovem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n.1.55950

Palavras-chave:

violência, etnografia, estudos comparados, segurança, torcidas organizadas

Resumo

Violências em perspectiva comparada: jogo de espelhos entre a “barra brava” argentina Los Piratas e a “torcida organizada” brasileira Ira Jovem, a presente investigação etnográfica busca comparar a(s) violência(s), dinâmicas organizacionais e processos de formação social de dois atores fundamentais dos espetáculos de futebol masculino e profissional: as “barras bravas” argentinas e as "torcidas organizadas" brasileiras. Para tanto, recuperamos o trabalho de campo realizado com a barra Los Piratas de Clube Atlético Belgrano de Córdoba (Argentina) e a torcida organizada Ira Jovem do Club de Regatas Vasco da Gama (Brasil). Focalizamos em uma forma específica de violência, altamente valorada em termos nativos que na Argentina é nomeada como pelear e no Brasil como brigar ou lutar. A pesquisa irá comparar o surgimento histórico de ambos coletivos; suas composições sociais e dinâmicas organizacionais; as alteridades com as que se confrontam; e as espacialidades, temporalidades e meios utilizados em cada luta.

Biografia do Autor

Nicolás Cabrera-Correio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Ciências Antropológicas pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e bacharel em Sociologia pela Universidade Nacional de Villa Maria (UNVM). Atualmente é bolsista de pós-doutorado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAPERJ-CNPq), no Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sob a orientação do prof. dr. Ronaldo Helal. Pesquisa temáticas ligadas à violência, segurança e esporte na América Latina.

Publicado

2024-02-06

Edição

Seção

Artigos